Como realizar o Evangelho no Lar? (KARDEC, 2019)
1 – Escolha um dia e horário fixo mais conveniente da semana, para não ser interrompido;
2 – Coloque uma jarra ou copo com água para ser fluidificada e bebida ao final do Evangelho do Lar;
3 – Inicie com uma prece simples e espontânea, rogando a proteção dos Benfeitores Espirituais;
4 – Faça a leitura de um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo, abrindo-o ao acaso, ou na ordem sequencial dos capítulos;
5 – Comente com os demais participantes sobre o assunto lido, por aproximadamente quinze minutos, evidenciando o ensino moral;
6 – Em seguida faça uma rogativa a Deus, a Jesus e aos Espíritos do Bem, em favor da harmonia do lar e dos familiares encarnados e desencarnados, extensiva também à paz entre os povos;
7 – Faça uma prece de encerramento, agradecendo o amparo dos Benfeitores Espirituais;
Dúvidas mais frequentes sobre o Evangelho no Lar:
Quais livros usar para o Evangelho no lar?
O livro básico e indicado é O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec) Livros recomendados: Caminho, Verdade e Vida, Pão Nosso, Fonte Viva, Vinha de Luz (Emmanuel) Agenda Cristã (André Luiz) Jesus no Lar – Alvorada Cristã (Neio Lúcio) Luz no Lar, etc.
É bom evitar a manifestação mediúnicas de Espíritos?
Sim;
Se houver visita em sua residência?
convide-a para participar da reunião;
Caso parte da família não esteja presente?
A reunião deverá acontecer normalmente com quem está presente;
Quantas pessoas pode fazer o Evangelho no Lar?
O Culto do Evangelho no Lar pode ser realizado por apenas uma pessoa, caso ela resida sozinha (ou se apenas ela na residência seja adepta à Doutrina Espírita), ou por todos os familiares, incluindo as crianças.
Quantas vezes por semana devo fazer o Evangelho no lar?
O estudo do Evangelho deve ser feito no mínimo uma vez por semana, com a duração aproximada de 30 minutos.
Em viagem como fazer?
Imprevistos acontecem na vida de todos nós. Além disto, existem as viagens e aqueles compromissos inadiáveis que precisamos honrar. Nestes casos, se houver possibilidade, realizar o Evangelho onde estivermos. Caso isto não seja possível, fazer uma ligação mental com Jesus solicitando a Ele que visite nosso lar, abençoe nossa família e ampare-nos em nossos compromissos.
O telefone tocou, posso atender?
Durante a realização do Evangelho pode acontecer de tocar a campainha ou o telefone. Caso isto aconteça vamos agir naturalmente, mantendo a calma e verificando a necessidade. Caso o telefonema não seja urgente, avisar que “estamos realizando nosso Evangelho no Lar, ligaremos assim que terminarmos.” Em caso de visita, após atendermos e verificarmos se não há pressa, informar que estamos realizando o Evangelho no Lar. Caso não queiram participar, solicitar o favor de aguardar o término.
Em caso de atraso e esquecimento?
Por ser um hábito novo, é normal, no início, o esquecimento. Mas não nos aflijamos. Realizemos o Evangelho mesmo com atraso e fiquemos mais atentos para a próxima reunião semanal. Caso persista o esquecimento, procuremos colocar um aviso em local de fácil visualização, alertando para o compromisso de amor. E não nos esqueçamos de que o dia da semana e o horário mais adequado a todos os participantes devem ser escolhidos livremente.